Home / Prefeitura / Plano Municipal de Saneamento Básico

Plano Municipal de Saneamento Básico

Você pode ajudar a elaborar o Plano de Saneamento Básico de Lagoa Santa. Deixe sua opinião.

Versão Preliminar PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico – Lagoa Santa Goiás
Faça a leitura do plano e de sua sugestão, ela é muito importante para o desenvolvimento do Municipio de Lagoa Santa – PMSB

pdf_icon

Adiado

About Valdeir Rezende

1. Alexsandro Ribeiro Nunes

Esgoto:
    É a água que contém dejetos produzidos pelo homem. O esgoto vem das pias e banheiros das residências, restaurantes, escritórios e fábricas. A maior parte dos esgotos contém produtos químicos nocivos e bactérias causadoras de doenças.

Como cuidar disso em município tão pequeno, mas ao mesmo tempo com tantas nascentes e rios desprotegidos?

• Bom dia Alex,
      O esgoto quando não coletado e tratado de maneira correta causa riscos à saúde humana e ao Meio Ambiente, pode poluir córregos, lençóis freáticos e mananciais. É preciso passar por um processo de descontaminação, que pode ser anaeróbico ( sem presença de oxigênio) e aeróbico (com oxigênio), ambos passam primeiro por um processo de decantação. Vale ressaltar que estes processos que são os mais comuns são mitigadores, ou seja minimiza o poder contaminante, haja visto que alguns poluentes não são extintos totalmente, é o caso do detergente e shampoos. No caso de Lagoa Santa já tem um processo de coleta e tratamento que hoje abrange 79% da cidade, um percentual considerado muito bom.

2. CONSIDERANDO QUE O MUNICÍPIO DE LAGOA SANTA RECEBE MUITOS TURISTAS AOS FINAIS DE SEMANA, FERIADOS E TEMPORADA DE FÉRIAS, E QUE EM RAZÃO DISSO A UMA GRANDE PRODUÇÃO DE RESÍDUO, O QUE ESTÁ SENDO FEITO COM O MESMO?
    O QUE O PLANO OFERECE DE MELHORA PARA ESSA QUESTÃO?